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Perfil do Profissional

Perfil do egresso

O curso tem como objetivo formar profissionais que tenham concepo ampla de cincia e autonomia em sua formao profissional continuada; que seja capaz de estabelecer interfaces tericas e prticas entre referenciais da psicologia e outras cincias num trabalho multiprofissional com tica e em diferentes contextos; que tenha compreenso crtica da realidade brasileira, das necessidades sociais e esteja apto a promover qualidade de vida como prioridade, sem deixar de estar preparado para o atendimento do sofrimento j instaurado.

Competncias e Habilidades

Consideramos importante a construo de uma identidade profissional comprometida tica, poltica e socialmente e que domine um repertrio de desempenhos e atuaes que caracterizam o saber e a prtica do psiclogo. Conforme essas mesmas diretrizes possvel definir como competncias bsicas na formao do psiclogo:
A) Compromisso tico e cientfico na construo de conhecimento em Psicologia;
B) Formao bsica, pluralista e slida;
C) Compreenso crtica dos fenmenos sociais, econmicos, culturais e polticos do pas, fundamentais ao exerccio da cidadania e da profisso;
D) Capacidade de analisar, avaliar e implementar aes baseadas em evidncias cientficas;
E) Capacidade de liderana e gerenciamento de conflitos, assim como habilidades de trabalho em equipe e com grupos;
F) Habilidade de comunicar de maneira tica informaes a outros profissionais da sua rea e reas afins, assim como ao pblico em geral e produzir conhecimento relevante e comprometido;
G) Compromisso com sua formao continuada, fomentando a qualidade da formao das geraes futuras.
A formao do Psiclogo deve desenvolver alm das competncias e habilidades bsicas, competncias especficas, amparadas por um slido suporte cientfico e tcnico,com nfases que podero ser escolhidas ao longo do curso a partir de trs ncleos interdisciplinares: Educao e Desenvolvimento Humano; Sade e Qualidade de Vida e Organizao e Processos de Trabalho. Entre as muitas possibilidades de competncias nas nfases escolhidas, citamos:
A) Atuar em diferentes contextos na promoo da sade, do desenvolvimento humano e da qualidade de vida dos indivduos, grupos, organizaes e comunidades;
B) Atuar em diferentes nveis de interveno de carter preventivo e teraputico,considerando as caractersticas das situaes e dos problemas especficos com os quais se depara;
C) Realizar diagnstico e avaliar os processos psicolgicos de indivduos, grupos e organizaes;
D) Caracterizar os principais problemas e desafios de atuao profissional entre os diversos grupos populacionais, respeitando as demandas regionais de Feira de Santana e adjacncias;
E) Atuar de forma crtica em contextos educacionais, contribuindo com os conhecimentos especficos da profisso para a promoo de um ambiente educacional saudvel; na construo de um projeto pedaggico que leve em conta os princpios dos direitos humanos, da igualdade de gnero, da tolerncia s diferenas, e da incluso social; na formao e capacitao profissional e na formao do educando;
F) Realizar orientao, aconselhamento psicolgico e psicoterapia individual e grupal em contextos variados e em equipes interdisciplinares;
G) Intervir de forma comprometida com as demandas regionais e na construo de polticas pblicas;
H) Planejar, implantar e avaliar projetos sociais de impacto sobre a qualidade de vida de grupos e comunidades locais;
I) Elaborar laudos, relatrios e outras comunicaes profissionais;
J) Atuar e refletir criticamente no fortalecimento do SUS (Sistema nico de Sade), atravs da interdisciplinaridade, multiprofissionalidade e intersetorialidade e levando em conta os princpios da universalidade e integralidade.
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